O tráfego global de dados móveis deverá chegar a 52 milhões de Terabytes (TB) em 2015, o que representa um aumento de 59% em comparação com o ano passado. O crescimento acelerado continuará até 2018, quando os níveis poderão atingir 173 milhões de Terabytes. A projeção é da empresa de pesquisa de mercado Gartner.

“O tráfego está aumentando em todo o mundo, e mais que triplicará até 2018. Conexões novas e rápidas de dados móveis (3G e 4G) crescerão mais lentamente – de 3,8 bilhões em 2015 a 5,1 bilhões em 2018″, afirma Jessica Ekholm, diretora de pesquisas do Gartner.

Para a empresa, as operadoras devem criar e vender planos de dados com limites mais elevados para aumentar sua participação no mercado em expansão. Segundo a empresa, a participação do vídeo vai crescer dos atuais 50% para 60% do tráfego de dados até 2018.

A pesquisa mostra que, nos Estados Unidos, 47% dos adultos entre 45 e 54 anos assistem a 15 minutos ou mais de vídeos em aplicativos móveis por transmissão em redes de celular a cada acesso, enquanto somente 40% dos jovens entre 18 e 24 anos fazem o mesmo.

“Os resultados também mostraram que o YouTube é cada vez mais utilizado para assistir a vídeos em transmissão por períodos mais longos, ao invés de ser usado somente em intervalos breves”, diz a Ekholm. Há uma pequena diferença entre a porcentagem de usuários americanos de smartphones que usam o YouTube por menos de cinco minutos e os que usam o canal por 30 minutos ou mais.

 

Fonte: Tele.Síntese