Amanhã, 25 de julho, acontece o I Salão de Robótica de Curitiba, evento tem como objetivo apresentar ao público paranaense as evoluções na área de robótica, seus usos, desmitificar robótica e suas abrangências e estimular a curiosidade em prol da popularização da robótica, em particular para o desenvolvimento de aplicações desta tecnologia na resolução de problemas da sociedade do mais simples como ajudar a ler um jornal a automação industrial.
Para Claudio Navarro, Gerente de Negócios do CESAR e Coordenador Geral do evento, um dos pontos altos é a integração das principais academias da região, reunindo professores, alunos e curiosos para estimular a imaginação e popularizar a robótica. “O CESAR está cumprindo sua missão de disseminar o conhecimento e o salão irá mostrar que a robótica vai desde uma atividade lúdica com crianças até drones profissionais utilizados para segurança profissional. A ideia é mostrar o que vem sendo feito na área e aumentar a quantidade de pessoas na academia se dedicando à tecnologia e à robótica”, avalia Navarro.
A etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica é um dos destaques da programação, reunindo estudantes de 9 a 16 anos liderados pelo Instituto Federal do Paraná. O programa também terá guerra de robôs e workshops ministrados por especialistas da PUCPR e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Entre as palestras, o professor Emilton Lima Jr, da PUCPR, irá apresentar a “Central de simulação Medicina”, mostrando aplicações de robótica na área médica.
Os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), também conhecidos como drones, estão cada vez mais populares na região e terão seu espaço garantido no Salão de Robótica, com competição e demonstração de voos.
O evento, que será realizado no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR, Rua Dr. Alcides Vieira Arcoverde 1225, Jd. das Américas, Curitiba, é aberto, gratuito e toda a família pode participar.
O CESAR é um centro privado de inovação que cria produtos, serviços e empresas com Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Desde 1996, a instituição desenvolve soluções em todo o processo de geração de inovação em e com TICs – desde o desenvolvimento da ideia, passando pela concepção e prototipação, até a execução de projetos para empresas dos mais diversos setores, como: telecomunicações, eletroeletrônicos, defesa, automação comercial, financeiro, logística, energia, saúde e agronegócio. Atendendo a clientes como o Exército Brasileiro, Fundação Telefônica, Oi Futuro, Alcatel, Gemalto, Bematech, Rapidão Cometa, LG, Sonae Sierra Brasil, Whirlpool, Tetrapak, Motorola, Positivo, Samsung, CHESF, Siemens e Saraiva.
O CESAR também atua na área educacional, com cursos de extensão e mestrado profissional em TICs, além de oferecer consultorias tanto para a criação de modelos/metodologias educacionais inovadoras, como para criação de estratégias de negócio conectadas com tecnologia.
Fonte: Bit Magazine