O Governo de Alagoas mudou de fornecedor e está atualizando a infraestrutura da Infovia Digital.  Coube ao consórcio formado pelo  Grupo Binário, especializado nas áreas de integração, serviços profissionais e mobilidade, pela Aloo Telecom, operadora de telecomunicações com mais de três mil clientes dos setores público e privado,  e a Oolah Consultoria, ficar à frente da implementação e atualização da infraestrutura.

O projeto, vencido por pregão de um edital público, prevê a utilização de 1,5 mil links de acesso à Internet com velocidade variando de 4 Mbps a 100 Mbps e 600 modems para dados móveis quando estiver totalmente finalizado. O Grupo Binário fornecerá à Aloo Telecom equipamentos de redes e segurança, além de monitorar e garantir o gerenciamento de toda a Nova Infovia que está sendo construída.

“Para que isso fosse viável, o Grupo Binário investiu em um NOC próprio em Maceió, com profissionais locais – o que gerou empregos na região. Inicialmente, foram seis funcionários contratados, com o apoio de outros especialistas alocados em São Paulo”, explica Rubens Acevedo, gerente de projetos do Grupo Binário e responsável pelo contrato.

Para as redes, serão instalados os roteadores MX5 3D Universal Edge da Juniper Networks, que são compactos e oferecem alto desempenho, além de facilidade para realizar upgrades, devido sua arquitetura altamente escalável. Fornece aos clientes a capacidade de dimensionar largura de banda, assinantes e serviços, acomodando requerimentos para crescimento futuro de 20 Gbps a 80 Tbps, para atender todos os requisitos técnicos e de negócios, com total proteção dos investimentos.

Um outro fabricante estratégico nesta solução oferecida pela Binário à Aloo Telecom é a Fortinet. O FortiGate-1500D é um appliance de segurança de rede e ideal para uso tanto como um firewall de próxima geração (NGFW) quanto um firewall de alto desempenho para data centers. Ele oferece alto “throughput” de firewall e baixíssima latência, bem como proteção contra ameaças de próxima geração e controle sobre mais de três mil aplicações. Ele evita “gargalos”, portanto.

A Aloo Telecom lidera o consórcio e será a empresa responsável pelo projeto da Nova Infovia. Em seu escopo está a implantação de novos links, a migração para tecnologias mais velozes de acesso à Internet, pelos links e o seu funcionamento; o Grupo Binário será responsável pela implementação de serviços e construção do NOC (Network Operation Center), assim como o seu gerenciamento; e a Oolah será a responsável pelo desenvolvimento de soluções e produtos que materializem os benefícios esperados pela Nova Infovia Alagoas.

Multisserviços

A primeira parte do projeto inclui o Ponto de Acesso Principal (PAP), onde chegarão as conexões de alta velocidade dos pontos dos clientes e da Internet, e onde serão implantados os demais equipamentos e serviços da solução. Além disso, conta com todos os Pontos de Acesso Secundários (PAS), Pontos de Acesso Clientes (PAC); Pontos de Comunicação VoIP, Serviço de Internet Dedicado, Serviço de Videoconferência; o NOC, responsável pela segurança, gestão e expansão dos produtos e serviços da Nova Infovia, os Serviço de Relacionamento com Clientes (Service Desk) e Suporte Técnico Especializado.

“Com o novo serviço, o governo de Alagoas passará a contar com uma conectividade melhor entre os seus órgãos e secretarias, além de uma Internet mais rápida e mais barata. E, com isso, poderá prestar um serviço melhor para a população alagoana”, explica Felipe Cansanção, diretor-executivo da Aloo Telecom.

A recém-inaugurada escola estadual de tempo integral “Marcos Antônio Cavalcanti”, localizada no bairro Benedito Bentes, em Maceió, foi a primeira a ser conectada pela nova Infovia do Governo de Alagoas. A rede Wi-Fi de alta velocidade instalada na unidade permitirá a utilização de aplicativos educacionais para auxiliar no ensino e fazer melhor uso do laboratório de informática.

Segundo o Itec, entidade responsável pelo contrato, o custo desta velocidade, um link dedicado de 4 Mbps é o mesmo custo de um link de velocidade 4,5 vezes menor do contrato antigo ainda vigente. Porém, boa parte das escolas ainda utilizam links de 256 kbps e 512 kbps, o que é uma estrutura dificultosa para dar aula com sistemas e aplicativos. E isso será atualizado rapidamente com o esforço e dedicação do consórcio.

“O projeto da Nova Infovia está tecnicamente bem estruturado, as empresas vencedoras demonstraram nas propostas e na atuação mercadológica capacidade técnica, o que nos traz novas perspectivas de oferecer ótimos serviços para o cidadão, algo que é fundamental e indispensável”, afirma Jorge Almeida, diretor-presidente do Itec (Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas).

A nova tecnologia de dados possuirá capacidade de realizar videoconferências em alta resolução, o que possibilitará audiências à distância com réus presos, reduzindo gastos do Executivo com o transporte de presos do sistema penitenciário de Alagoas para unidades judiciárias. Recursos como telefonia IP, dentre outros aspectos e tecnologias inerentes ao que é ofertado sobre uma rede de dados IP, também estarão à disposição do governo no futuro.

Fonte: Convergência Digital