Da Redação – Fonte: Site MOBILE TIME

A Anatel publicou, nesta terça-feira, 8, o cronograma para inclusão do nono dígito nos celulares no Acre, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins.

Nos DDDs de 61 a 69 (estados do Acre, de Goiás, do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul, de Rondônia, do Tocantins e o Distrito Federal), a inclusão do 9 antes dos números do celular será a partir de 29 de maio de 2016. Nos DDDs de 41 a 49 (estados do Paraná e de Santa Catarina), a partir de 6 de novembro de 2016.

Nos DDDs 51, 53, 54 e 55 (estado do Rio Grande do Sul), o nono dígito será implantado a partir de 6 de novembro de 2016. Com essa implantação, todos os celulares brasileiros passam a contar com nove números.

O nono dígito já é uma realidade no Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Roraima, Minas Gerais, Bahia e Sergipe. A medida foi iniciada com o objetivo de ampliar os recursos de numeração nos estados onde já eram escassos, como São Paulo e Rio de Janeiro. Nos demais estados, apesar de haver números disponíveis em quantidade, o objetivo é a padronização.