dados x vozImagem: site Teleco

As prestadoras de serviços SMP, SME (Nextel), STFC (Fixas) e SCM (Conteúdo Multimídia), sofrem com certeza o peso da regulamentação e os impostos inerentes do Setor, porém só lembrando que nenhuma delas hoje apresenta Prejuízo ou falta de condições de Gerir e Crescer suas receitas com vendas de Dados ou Serviços de Valor Agregado (SVA).

Entretanto, é inegável que aplicativos como WhatsApp, SKYPE, PoC (Push To Talk), que funcionam com base na rede de dados, vão crescer e segundo a consultoria Telecom devem ultrapassar o Serviços tradicional de VOZ (gráfico acima), a venda de Dados hoje é justamente impulsionada por aplicativos considerados “vilões” de receitas, ou seja, o uso do WhatApp, como exemplo, impulsionou a indústria de Smartfones e um crescente aumento de vendas de planos de 3G/4G, sendo que muitos usuários pré-pagos que antes falavam pouquíssimo em VOZ, hoje pagam planos mensais para as Operadoras licenciadas/autorizadas para JUSTAMENTE usar aplicativos como WhatsApp, SKYPE e outros. A questão não é a fuga de receita ou a falta de regulamentação, é de fato a frustração da tecnologia não ser de propriedade das TELES.

 

Alguém ainda pode dizer: – Mas quando o usuário usa uma rede WI-FI para usar o WhatApp? Como por exemplo em um Café ou Restaurante. O fato é que mesmo assim as teles ganham, porque alguém esta pagando um link dedicado (E1) ou plano de internet para que os clientes daquele estabelecimento possam usar seus Smartfones e seus aplicativos. Portanto, onde esta a fuga de receita?

A sim uma necessidade de implementação de Inteligência de Mercado e de Planejamento Estratégico por parte das Teles para convergir esta “dificuldade” em novos serviços de valor agregado, como por exemplo, campanhas no formato “WhatApp Grátis em planos de Voz Mensais” ou “SKYPE Free a cada Recarga”.

Existem inclusive, várias correntes que dizem o contrário do que esta na mídia, e enfatizam que estes aplicativos são Clientes das Teles.

Esta mudança significativa na forma de comunicação não é culpa do WhatApp, nem do SKYPE, e nem de outras tecnologias, a grande mudança começou por uma mera questão de Custo para o usuário dos serviços de VOZ e DADOS. O alto custo de uma ligação de VOZ interurbana ou internacional, leva o consumidor a buscar alternativas, e dizer que são os impostos os ofensores do alto custo é muito fácil, na verdade o alto custo da VOZ se dá pela necessidade de altos lucros que as Teles se impõem para envio aos acionistas estrangeiros, a falta de investimentos e a falta de regulamentação para envio destes lucros para o exterior é a grande chave do problema. Pouco do lucro é reinvestido, e só se fala em reinvestimento no setor, quando se começa a falar em punir as Teles pela falta de Qualidade.

A ABRATELECOM e o CONTEL* consideram aplicativos como Oportunidades de Melhorias e de Redução absoluta de Custos aos Usuários, então vamos lutar para que de fato não haja Bloqueio aos Aplicativos que tendem a melhorar e principalmente baratear os custos para os Consumidores.

 

Adm. André Hummel

Presidência

Skype: luisandrehummel

ABRATELECOM – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AGENTES, PARCEIROS E AUTORIZADOS TERCEIRIZADOS DO MERCADO DE TELECOMUNICAÇÕES FIXA, MÓVEL, TV POR ASSINATURA E DIGITAL.

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*CONTEL é um Conselho criado pela ABRATELECOM para Defender os Usuários de Serviços de Telecomunicações, clientes de nossos Associados.

 

fonte: ASCOM ABRATELECOM