Estatística da Assespro Nacional revela que percentual no país é bem inferior ao registrado pela concorrência na América Latina
Uma em cada nove empresas brasileiras de TI possui a certificação empresarial que atesta a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. A conclusão é de um levantamento realizado pela Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro Nacional).
De acordo com a entidade, cerca de 12% das companhias entrevistadas receberam certificados específicos na área de tecnologia em 2014. “Houve uma queda em relação ao ano anterior, quando 15,3% possuíam este reconhecimento”, compara, em um relatório, que sinaliza que o percentual é bem menor do que o registrado na América Latina: 40,3% das corporações têm este tipo de aval de qualidade.
“A falta de certificação dificulta que as empresas brasileiras consigam novos parceiros e investidores. É preciso estimular a busca pela excelência em todos os processos para mudar esse status. Só assim será possível oferecer sempre o melhor ao consumidor”, avalia Jeovani Salomão, presidente da Assespro Nacional.
Segundo o estudo, a principal certificação no Brasil é o ISO 900x, presente em 3,9% das companhias. Depois, 3,2% possuem o MPS.br nos níveis A a G (método desenvolvido no Brasil). Por fim, outros 3% têm CMMi (Capability Maturity Model Integration) nos níveis 2 e 3. Este último modelo avalia a maturidade dos processos de software.
Fonte: Computerworld