A última edição do  Índice de Entretenimento do Consumidor ARRIS 2015 (IEC), pesquisa global realizada pela Arris, revela que os consumidores consideram de suma importância dispor de Wi-Fi sem limites, e ainda destaca uma crescente disparidade entre a expectativa e a realidade em relação à rede doméstica. A pesquisa foi realizada com 10,5 mil consumidores de 19 países, com o objetivo de monitorar o envolvimento com vários componentes da experiência de entretenimento. A ideia é fornecer informações sobre as tendências que estão impulsionando a evolução do consumo de conteúdo.

O estudo mostra uma conexão entre o ecossistema em expansão de dispositivos e a crescente popularidade de serviços de streaming. Entre as principais tendências, estão a dependência de Wi-Fi por parte do consumidor e a consequente frustração com sua qualidade, o atual crescimento e os obstáculos para a adoção da TV móvel, a crescente preferência por download em relação ao streaming de conteúdo móvel e a natureza cada vez mais pessoal da visualização excessiva.

Entre os resultados, constatou-se que uma casa comum tem, em média, seis dispositivos conectados a uma rede Wi-Fi e que essa residência usa quase 6,5 horas por semana de um serviço de streaming por assinatura. Nesse contexto, 81% do serviço de streaming é utilizado pelo menos semanalmente. No ano passado, esse número representava 72% do total.

Isso reflete claramente uma relação entre Wi-Fi e TV móvel: 73% dos entrevistados assistem à TV móvel pelo menos uma vez por semana pela rede sem fio. Outro aspecto determinante para o significativo aumento no consumo da TV móvel é o interesse em internet de alta velocidade em todos os cômodos da casa, serviço que foi indicado por 72% dos consumidores como muito importante ou fundamental.

A pesquisa ressalta ainda que, enquanto a popularidade da TV móvel continua a aumentar – mais da metade (59%) dos consumidores a utilizam –, o potencial de crescimento é maior em públicos mais velhos, em que as barreiras de inconveniência e custos continuam desafiando a adoção pelo mercado mais amplo.

Confira algumas conclusões do estudo:

– 72% dos consumidores pesquisados consideram a conexão à internet de alta velocidade em todos os cômodos da casa muito importante ou de importância vital. E mais da metade (54%) declarou que é extremamente importante ter Wi-Fi de alta velocidade que funcione além de seu alcance atual.

– A popularidade da TV móvel está amadurecendo entre os públicos mais jovens, mas o crescimento futuro depende das gerações mais antigas: mais da metade (59%) das pessoas agora assiste à TV móvel, número que sobe para 72% entre pessoas de 16 a 24 anos. Apesar de os jovens assistirem mais à TV móvel, não houve aumento no número de espectadores. Os consumidores de TV móvel com mais de 65 anos cresceram consideráveis 11% em relação a 19% no ano passado.

– Os consumidores preferem o download ao streaming de conteúdo móvel: 72% dos consumidores de download disseram que a possibilidade de baixar conteúdo em um dispositivo é importante para que eles possam assisti-lo mais tarde sem uma conexão à internet, em vez de sempre depender de conexões para streaming. Além disso, 73% dos participantes que assistem à TV móvel utilizam Wi-Fi para tanto.

– A visualização excessiva ficou solitária em 2015: 60% dos espectadores compulsivos fazem isso sozinhos, e o consumidor de visualização excessiva comum agora assiste ao conteúdo durante três horas por vez.

Fonte: Tela Viva